Foto: Ministério Público
Cinco estabelecimentos comerciais foram alvo de fiscalização de na terça-feira (12), em Santiago por agentes do Programa Segurança Alimentar. Durante a operação, foram apreendidas oito toneladas de alimentos e produtos considerados impróprios para o consumo, resultando na autuação de todos os locais vistoriados.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Um dos mercados teve seu depósito interditado, enquanto dois outros, incluindo uma padaria, foram autuados, sendo que um deles teve sua atividade de produção de charque proibida temporariamente. Parte da carne apreendida passou por avaliação e ateste veterinário, sendo encaminhada posteriormente ao Mantenedouro São Braz, uma entidade que abriga animais silvestres em Santa Maria.
As principais irregularidades identificadas incluíram produtos sem procedência, com validade vencida, armazenados de maneira inadequada, além de bebidas, queijo colonial e embutidos comercializados sem a devida autorização. Embalagens contendo substâncias como soda cáustica, álcool 92,8°, produtos agropecuários e raticidas, todos proibidos para venda em mercados, foram encontradas e apreendidas de forma cautelar.
A operação de fiscalização contou com a colaboração dos promotores de Justiça Denis Gustavo Gitrone, da Promotoria de Justiça de Santiago; Mauro Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre; e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre. Além disso, participaram servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Vigilância Sanitária Municipal de Santiago, Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (DECON).